terça-feira, 20 de maio de 2008

PRIMEIRA SESSÃO

Preliminares confundem TJD
A audência começou com mais de 40 minutos de atraso. O primeiro relator do caso, Ronaldo Botelho Piacente, falou sobre o caso e O procurador Antônio Carlos Meccia, tomou a palavra e deu o parecer reafirmando que não deixa dúvidas que foram cometidas irregularidades por Oeste e Mogi Mirim.
O procurador ressaltou que os atletas seguiram ordem de seus treinadores, causando a alteração dos resultados de uma competição.
O primeiro a apresentar a defesa foi o advogado do Atlético, João Zanforlin. Ele apontou possíveis irregularidades na entrada do processo. "Não há como acumular o pedido de impugnação com o artigo 275 do CBJD (Código Brasileiro da Jutiça Desportiva) que pede pela eliminação dos clubes. Nunca vi isso em 40 anos da que trabalho com isso".
Também citou que o 275 é aplicado somente à pessoa física e não jurídica. "O TJD pode ser motivo de piada se der prosseguimento ao processo e ele subir ao STJD (Supremo Tribunal da Justiça Desportiva)".
Já o advogado do Oeste, Marcelo Góis, preferiu bater na tecla onde o São Bento teria perdido seu direito à entrada no processo.Confuso a situação colocada, o vice-presidente Ivaney Cayres de Souza, pediu vistas dos altos e um adiamento da audiência para a próxima semana.
Mesmo assim, o advogado do Atlético Sorocaba, Pedro Fiorenzo, apresentou sua defesa e afirmou que pediu que os times fossem enquadrados no 275, o que acarretaria no pedido de impugnação. "Ou seja, não houve acumulo de artigos".
David Ferrari falou sobre a legalidade do Sâo Bento e demonstrou que o time está puramente no seu direito. "Não houve qualquer prejuizo às defesas."Meccia, irritado com a defesa de Zanforlin, afirmou que há 50 anos não viu uma partida tão vergonhosa como a de Mogi Mirim e Oeste.
Também afirmou que o código 275 não aponta pessoa, física ou jurídica, anulando as dúvidas levantadas por Zanforlin.
Pedro Fiorenzo lembrou da participação dos advogados durante as instruções do processo e interrogatórios, havendo assim, a aceitação e oportunidade de se defender.
O relator João Eduardo Santana concordou com todos os pontos das preliminares e houve um intervalo de 10 minutos. O auditor Ivaney Cayres de Souza foi convencido e retirou a vista dos altos.
A situação dos técnicos foi desmembrada para a defesa e o julgamento foi da impugnação da partida. Os membros assistiram a reprodução dos minutos finais da partida entre Oeste e Mogi, pela Bandsports, incluindo risos a cada vez que era detectada a combinação entre os treinadores.
Logo depois, ouviram a entrevista do locutor Silvio Luis, ao apresentador da Jovem Pan, Nilson César. A seguir, foi ao ar a entrevista de Argel a TV TEM, confirmando a combinação.